01/05/2018

PRÉDIO DE 24 ANDARES DESABA APÓS INCÊNDIO NO CENTRO DE SÃO PAULO.

Um prédio de 24 andares pegou fogo e desabou na região do Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (1º). O local era uma ocupação irregular, e moradores afirmam que o fogo começou por volta da 1h30 no 5º andar e se espalhou rapidamente pela estrutura. Imagens do cinegrafista Abiatar Arruda mostram que os bombeiros tentavam resgatar um morador na hora que o prédio desabou. Ricardo, teria saído do prédio quando o fogo começou, mas voltou para ajudar pessoas que estavam nos andares mais altos. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, as famílias que estavam no prédio foram atendidas, e a intenção é levá-las para um centro de acolhimento da prefeitura. Habitavam o prédio 372 pessoas, de 146 famílias, segundo o Corpo de Bombeiros. Dessas, 44 pessoas ainda não foram localizadas --o que não significa necessariamente que todas estivessem no prédio.

Os moradores relataram momentos de pânico ao serem surpreendidos na madrugada com o fogo se espalhando pelo prédio, e precisaram sair correndo do local. Uma moradora que preferiu não se identificar afirmou que viu cerca de 10 pessoas subindo as escadas em vez de descer, pois achavam que o resgate iria ocorrer pelo alto. O edifício alto e todo revestido de vidro ficava na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Antônio de Godói e já abrigou uma repartição pública e a sede da Polícia Federal em SP. Segundo os bombeiros, a condição do prédio contribuiu para que as chamas se espalhassem rapidamente. Segundo nota da Prefeitura de São Paulo, no dia 10 de março, a Secretaria de Habitação cadastrou cerca de 150 famílias, com 400 pessoas, ocupantes do prédio. Desse total, 25% são famílias estrangeiras. Esse cadastro foi realizado para identificar a quantidade de famílias, o grau de vulnerabilidade social e a necessidade de encaminhamento à rede assistencial. 

O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que o trabalho para a remoção total dos escombros deve durar uma semana. Michel Temer esteve no local do incêndio no meio da manhã, foi hostilizado por pessoas que acompanhavam os trabalhos de resgate e teve que ir embora. Ao falar brevemente com a imprensa, o presidente descreveu a situação como "dramática". Há interdições no trânsito entre a Avenida Rio Branco e a Rua Antônio de Godói, na região central. Equipes do Samu, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego e da Polícia Militar também atuam na ocorrência.

FONTE: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.