13/05/2018

TRÂNSITO NO CENTRO DE IRECÊ SE ORGANIZANDO APÓS CRIAÇÃO DA ZONA AZUL.

Na tarde de sexta-feira (11), dois dias após a implantação da Zona Azul, ficou claramente percebido uma mudança na organização do trânsito na área Central da cidade de Irecê. “ Estava aqui em Irecê na semana passada, e fiquei circulando com o meu carro várias vezes para poder ter a sorte de conseguir um lugar para estacionar na Avenida Caraíbas. Mas hoje estacionei com muita tranquilidade (sic), já resolvi minha demanda”, disse ao Central Notícia Edivan Barreto, morador da cidade de Ibititá. Antes da Zona Azul, para se conseguir um local para estacionar na região Central de Irecê, era uma tarefa muito difícil para os condutores da cidade que tem aproximadamente  80 mil habitantes e com uma população flutuante que praticamente dobra o tráfego nos dias de pico. A reportagem conversou com alguns comerciantes, e eles disseram estar satisfeitos com a implantação do novo sistema que coordena o trânsito. Para eles, as vendas tendem a aumentar, pois existirão várias vagas de estacionamento, sobretudo para acomodar clientes que vêm de outras cidades da região.

O objetivo da Zona Azul é racionalizar o uso do sistema viário em áreas adensadas, para organizar e disciplinar o espaço urbano de forma a aumentar a oferta de vagas. São 492 vagas para veículos e 100 vagas para motocicletas que estão estabelecidas com o uso de sistema eletrônico, e pagamento das horas através do uso de equipamentos eletrônicos emissores de tickets de estacionamento. “Estamos trabalhando para resolver os principais gargalos que atrasam o desenvolvimento de Irecê, e a mobilidade urbana é um deles. Para isso desenvolvemos uma série de ações práticas como a estruturação e funcionamento da autarquia de trânsito, CMTT que agora é Superintendência Municipal de Trânsito e Mobilidade - STM, realizamos concurso para agente de trânsito e implantamos a zona azul. Com isso esperamos ter uma cidade com o transito mais organizado o que certamente irá melhorar a qualidade de vida da população de Irecê e região”, destaca o prefeito Elmo Vaz. No primeiro dia de funcionamento do estacionamento rotativo em Irecê, um grande número de vagas em lugares demarcados ficou vazio. Alguns motoristas, para fugirem da cobrança da taxa dos estacionamentos da Zona Azul, procuram ruas alternativas para deixar seus veículos. Mas logo veio a mudança: “a Zona Azul já está sendo aceita por grande parte da sociedade, inclusive, até mais cedo do que se esperava”, disse o crítico e membro da imprensa local, José Bastos. 

A tarifa para carros e camionetes foi reduzida de R$ 2,50 para R$ 2,00 pelos primeiros 90 dias, e pelo mesmo período as motos e similares estão isentas de cobrança. Sabrina Machado, 19 anos, estudante, acha o sistema de Zona Azul democrática, acredita que ela irá acabar com o “monopólio” nos estacionamentos. “A frota de carros da cidade cresceu muito nos últimos anos, no centro da cidade todas as vagas ficam para o pessoal do comércio e órgão públicos que chega de manhã para trabalhar e deixam o carro até o final do expediente”, frisou Eduardo Dourado, morador local. Rafaela Rocha, 25 anos, acredita que a implantação será boa. A empresa responsável pela alteração é a Soma Park. O sistema de cobrança está distribuído pela área central, em pontos de vendas, e poderá ser comprado via aplicativo no celular (Digipare), cartões ou pontos de venda. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h, e aos sábados das 8h às 13h.

Fonte: Central Notícia.

Um comentário:

  1. antes era muito complicado ir no comércio de Irecê, muitos carros de funcionários estacionado,e com isso tava difícil estacionar no centro comercial de Irecê, parabéns pela iniciativa, agora vamos gastar menos tempo e dinheiro pois tínhamos que pagar caro moto taxi todo vez que ia na rua

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.