10/08/2018

CIDADES QUE ERAM ABASTECIDAS POR MIRORÓS RECEBEM ÁGUAS DO VELHO CHICO.

As oito cidades e localidades que eram atendidas pela barragem de Mirorós já estão recebendo água da adutora do São Francisco. 

A mudança acontece após acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA) e demais usuários da barragem, em reunião ocorrida em maio deste ano. A Embasa só captará 22 litros por segundo de água da barragem de Mirorós para abastecer o sistema local do povoado e mais seis localidades adjacentes. Desde maio, a Embasa vem realizando intervenções para integrar a adutora do São Francisco à adutora do Feijão, com investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão. Foram ativadas mais quatro estações de bombeamento, para aumentar a produção do sistema. Estão em operação 12 estações, que bombeiam água entre Xique-Xique e Irecê, além da estação de reversão, que leva água até a estação de tratamento de água de Ibititá. Lá, a água está sendo distribuída para as cidades que ainda eram atendidas por Mirorós.

“Esse trabalho tem demandado um esforço muito grande de nossa equipe. Nos últimos 15 dias, temos nos revezado em regime de plantão para que todas as dificuldades surgidas durante os testes operacionais sejam resolvidas. Será um marco para unidade regional assim como para toda a região”, comentou o gerente da Unidade Regional de Irecê, Odirlei Rocha. Com as intervenções operacionais, a oferta de água do sistema adutor do São Francisco aumentou de 1.400 metros cúbicos de água por hora (m3/h) para 2.200 m3/h. Um incremento de 43%, considerado suficiente para atender às 16 cidades da microrregião de Irecê, que representam uma população estimada em 360 mil pessoas. O superintendente de Operações Norte da Embasa, Raimundo Neto, informou que o atendimento de todas as cidades pelo São Francisco não é uma medida definitiva. “Havendo recuperação da barragem de Mirorós, existe uma pretensão de retornar o abastecimento pela adutora do Feijão, até porque é um patrimônio da região que deve ser cuidado”, afirmou.

FONTE: ASCOM EMBASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.