10/09/2018

REGIÃO DE IRECÊ É DESTAQUE NO CULTIVO DA ALFAFA.

Muito produtiva e de alto valor nutritivo, a alfafa (Medicago sativa) é uma das forrageiras mais indicadas para a engorda de animais. 

O território de Irecê é uma das microrregiões do estado brasileiro da Bahia pertencente à mesorregião Centro-Norte Baiano. A região possui uma área total de 17.379,725 km². A vegetação que predomina é a caatinga e a área faz parte do polígono das secas. Os agricultores conseguem fazer da região, uma das mais produtivas do Nordeste. O cultivo da planta tem como destino principal a produção de feno, que tem elevado valor comercial. Também é fornecida como silagem, alimento exclusivo a pasto ou como complemento na forma verde picada para a dieta de bovinos, equinos e caprinos. A alfafa ainda é fonte natural de proteínas, minerais, carboidratos e vitaminas, usados na fórmula de rações para animais de estimação – mas não é exclusiva para criações. A planta tem utilização na indústria cosmética, com adoção de seu extrato na composição de cremes para redução de rugas, melhoria da pele e maciez dos cabelos, e na farmacêutica, na elaboração de medicamento para combate de distúrbios estomacais. Com muitos benefícios à saúde, o broto da alfafa vem sendo apreciado como ingrediente de diversas receitas culinárias. Cru ou no preparo de diferentes pratos e bebidas, tem sabor leve e é muito nutritivo. O broto pode ser cultivado em sistema hidropônico, utilizando pouco espaço e demandando baixo investimento em equipamentos, sendo uma ótima alternativa para pequenos empreendimentos.

Como volumoso, o feno de alfafa é um produto com comércio garantido para quem tem disponível um espaço de terra para plantar e lucrar. Por ser de alta qualidade, ao ser adicionado nas refeições de rebanhos possibilita diminuir a quantidade de concentrado, em especial o farelo de soja, reduzindo os custos de produção. Quando fornecido aos animais em sistemas intensivos de produção de leite a pasto, apresenta muitas características favoráveis a sua recomendação. Oriunda da Ásia, principalmente do Irã e do Afeganistão, a alfafa encontrou seu hábitat natural nas terras férteis da Europa e dos Estados Unidos, onde recebeu muitos recursos em pesquisa. Na América Latina, a cultura destaca-se na Argentina, Chile, Uruguai e, mais recentemente, no Brasil, podendo ser plantada na maior parte do território nacional, desde que seja irrigada e o solo bem drenado.

Os tratos culturais e o manejo, contudo, são importantes na persistência da plantação, definindo se é viável economicamente mantê-la por mais tempo, cuja vida útil é de três a cinco anos. O mais indicado para a alfafa tem sido o cultivo rotacionado, intercalando a cada ciclo de produção com uma gramínea, usualmente o milho.

FONTE: BLOG BAHIA/IRECÊ LÍDER.

3 comentários:

  1. Onde posso encontrar sementes da alfafa para venda na Bahia?
    Desde já, obrigado .

    ResponderExcluir
  2. Onde posso encontrar sementes da alfafa para venda na Bahia?
    Desde já, obrigado .

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de obter informações para ingressar no ramo.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.