18/03/2019

XIQUE-XIQUE: BAIXIO DE IRECÊ COMPLETARÁ 1 ANO DE INAUGURADO E ATÉ HOJE NÃO FUNCIONA.

No próximo sábado (23) o Baixio de Irecê localizado no distrito de Boa Vista em Xique-Xique completará 1 ano de inaugurado pelo então presidente Michel Temer e uma grande comitiva. 

Inaugurado dia 23 de março de 2018, o projeto de irrigação Baixio de Irecê localizado no povoado de Boa Vista em Xique Xique, conta com uma área irrigável de 59.375 com lotes produzindo hortaliças e  frutas das mais variadas espécies. Foram investidos mais de 1,5 bilhão. Na época da inauguração curiosamente o anúncio veio logo após um grupo de agricultores protestarem na sede da Codevasf em Irecê pela demora na entrega. Pouco mais de 800 famílias em 18 comunidades vivem na região e tiram o seu sustento principalmente da criação de animais, não se beneficiando desse projeto. Com 70% das terras em Xique-Xique e 30% em Itaguaçu da Bahia e 90 km de canal, o empreendimento é o maior projeto de irrigação da America Latina e terá capacidade de gerar aproximadamente 4,5 mil empregos diretos e 8,5 mil empregos indiretos, um impacto muito grande para Xique-Xique e região, com lotes produzindo hortaliças e  frutas das mais variadas espécies. O governo também tem que se preocupar e cuidar da saúde do Rio São Francisco, é preciso preservar e revitalizar o velho chico.

A Concessão de Direito Real de Uso- CDRU da primeira etapa do projeto Baixio de Irecê criará condições para o uso produtivo das áreas irrigáveis e não-irrigáveis, por meio de atividades agrícolas e agropecuárias, promovendo a função social da terra e o desenvolvimento econômico da região, de acordo com a Codevasf. O uso da terra pelos agricultores selecionados será gratuito durante os 35 anos da CDRU. O Baixio foi inaugurado e até hoje não funciona, ainda precisa de uma estrada que facilite o escoamento de toda produção agrícola. Paradoxalmente, a grande dúvida e desafio, desde o início do projeto, é a estrutura asfáltica da estrada que liga Xique-Xique ao Baixio passando pelo distrito de Nova Iguira, isso porque até o momento não se tem uma estrada asfaltada que possa controlar o grande fluxo de veículos, inclusive pesados que trafegam entre a cidade de Xique-Xique  ao Baixio no povoado de Boa Vista.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.