04/11/2020

TEMPORAL DE 150 MM EM IRECÊ PROVOCOU ALAGAMENTOS E DEIXOU DESABRIGADOS.

Choveu muito na noite de segunda-feira (2) em Irecê, no Centro-Norte Baiano. O pluviômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalado na Conab, localizada às margens do trevo das BA’s 433 e 442, registrou acumulado de 135 mm até as 3h desta terça-feira (3). No entanto, moradores informaram que um pluviômetro na região central da cidade registrou precipitação de 150 mm. Em um intervalo de menos de uma hora, entre aproximadamente 18h30 e 19h30, a estação registrou chuva de mais de 70 mm. A chuva seguiu forte até por volta das 20h e continuou chovendo de forma mais branda no início da madrugada. Nos vídeos enviados pelos moradores é possível ver que as ruas da cidade ficaram alagadas, deixando veículos parcialmente cobertos pela água. Vários pontos de alagamentos foram registrados em diversos bairros e algumas famílias ficaram desalojadas.

A água também invadiu parte do Hospital Regional e da Delegacia de Polícia Civil. Em sua rede social, o prefeito Elmo Vaz (PSB) emitiu uma nota informando que foi iniciada uma ação emergencial par acolher as famílias afetadas pela enchente e pedindo ajuda da população para o fornecimento de abrigo, alimentação, cobertores, colchões e outras necessidades. A creche do bairro Silva Pereira, a Escola ACM no Recanto das Árvores e o Colégio Odete foram preparados para servirem de alojamento e ponto de recebimento de doações. O prefeito disse ainda que “as chuvas vieram numa proporção não imaginada e hoje estamos vivenciando um dos maiores temporais da história de Irecê”. Não foi informado quantas casas e estabelecimento comerciais foram invadidos pela enxurrada e nem quantas famílias precisaram deixar suas casas.

Na manhã desta segunda-feira (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual de para Avisos de Eventos Meteorológicos Extremos na América Latina (Alerter-AS), emitiu alerta na categoria “Perigo” (cor laranja) para toda a metade norte do Estado da Bahia, incluindo a região da capital Salvador, além de regiões do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (Cemaden) registrou grandes precipitações em algumas cidades baianas. Os maiores volumes em 24 horas foram registrados em Lapão, 146,6 mm, Ibipiranga, 127,4 mm, Boquira, 110 mm e Juazeiro, 104 mm.

FONTE: AGÊNCIA SERTÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.