06/01/2021

CONHEÇA O TIME DO CAIANO QUE JOGOU NA INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DR. HÉLCIO BESSA.

Fundado no dia 08 de novembro de 1963 como Centro Social Caiano, é um dos clubes mais tradicionais de Petrolina em Pernambuco, sendo dono de pelo menos 10 títulos do Campeonato Petrolinense, também participou de uma edição da Copa do Interior no ano de 1968 e também disputou a 3ª divisão do campeonato pernambucana em 1999. Manda os jogos no estádio Municipal Paulo Coelho com capacidade para 5.000 pessoas, suas cores oficiais são: Vermelho, Verde e Branco. O clube foi fundado pelos funcionários da Indústria Coelho liderados por José Inácio Silva, Giovane Barbosa, José Cavalcanti Ramos e Juracy Coelho Amorim. e logo se filiou a Liga Petrolinense de Desportos, ganhando destaque ao disputar grandes jogos conta o América e o Palmeiras de Petrolina, conquistando assim o título de 1967 e sendo convidado a disputar a primeira Copa do Interior em 1968. A competição que foi dividida em três grupos regionalizados, fez com que o Caiano enfrenta-se os seguintes clubes: AGA de Garanhuns; América de Sertânia; Associação Bancária de Arcoverde; Comercio de Arcoverde; Palmeiras de Petrolina; São João de São João e União de Afogados da Ingazeira. 

O Caiano, conhecido como Tricolor Petrolinense foi eliminado logo na 1ª fase, voltando assim suas atenções para o Campeonato Petrolinense. Ainda durante a década de 1970 o clube alterou seu nome para Caiano Sport Clube e também mudou o escudo e uniforme, e nesse período (década de 70 e 80) o clube disputou os campeonatos de Petrolina onde sempre protagonizou vários clássicos locais contra América e Palmeiras de Petrolina, e conquistou vários títulos chegando inclusive a ser tricampeão em 1985, 1986 e 1987. Sua última competição a nível estadual aconteceu no ano de 1999 com o nome de Caiano Esporte Clube e escudo diferente, quando participou da extinta 3ª divisão pernambucana, neste ano o clube foi eliminado na 2ª fase pelo Ramalat Sport Club (que viria a ser campeão da competição).

E assim o tricolor mais uma vez o clube voltou suas atenções para o campeonato Petrolinense, onde disputa até os dias atuais, onde também voltou a ter o nome de Centro Social Caiano e também mudou o escudo. O clube, no começo dos anos 80, passou a se chamar Caiano Esporte Clube. Nesta foto posada (abaixo), no Diário de Pernambuco, do dia 28 de agosto de 1968, é referente ao vice-campeão do Campeonato Citadino de Petrolina de 1968. Na inauguração do Estádio Dr. Hélcio Bessa no dia 21 de setembro de 1967, o Caiano ganhou da Seleção de Xique-Xique pelo placar de 2 X 1. O jogador Xiquexiquense Onaldo "Pata Cega" estava na partida atuando pelo time do Caiano, jogou também pela seleção pernambucana. A muitos anos Onaldo Pata Cega, reside na cidade de Santa Rita de Cássia.

Títulos: Campeão Petrolinense – 1967, 1969, 1970, 1985, 1986, 1987, 1991, 1997, 2013,

Fotos: Pagina Oficial do América Futebol Clube de Petrolina no Facebook.

Pesquisa: Adriano Brito.

FONTE: Futebol Nacional, RSSSF Brasil, História do Futebol, Biblioteca Nacional Digital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.