15/05/2021

SAUDADES! XIQUEXIQUENSES NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CATU-BA.

Muitos Xiquexiquenses tiverem o privilégio de estudarem em uma das melhores instituições do Brasil. A Escola Agrotécnica Federal na cidade de Catu, a 70 km de Salvador, hoje é o IFBaiano Campus Catu. Mas a EAFC reuniu estudantes e professores de vários lugares do Brasil. Uma estrutura com laboratórios, biblioteca, salão de jogos, laboratório médico, refeitório, alojamento, lavanderia, ginásio de esportes, campo de futebol, cooperativa, ônibus para viagens técnicas, além de instalações como bovinocultura, suinocultura, aviário, apiário, agricultura I, agricultura II, cunicultura, setor de defumação, pequena indústria de ração, matadouro e outras instalações, se tornando uma das melhores estruturas de instituições de educação do País. Eventos importantes como Formatura, Festa do Ex-Aluno e Gincana Cultural são um dos importantes eventos desta instituição.


Em 03 de fevereiro de 1897, Ambrósio Baptista dos Santos vendeu a denominada Fazenda Sant’Anna ao Governo da Bahia para implanta-la. Essas fazendas deveriam promover a criação de gado, através do ensino de técnicas. Em 1918, iniciou-se o processo de federalização da Fazenda Modelo, adotando-se uma política que consistia em fornecer técnicas pastoris para a comunidade agrícola local. Foram desenvolvidas atividades de criação até o início de 1964. Em 05 de março, através do Decreto n° 53.666, passou a chamar-se Colégio Agrícola de Catu, tendo sido este subordinado à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura. A designação Colégio Agrícola Álvaro Navarro Ramos foi estabelecida pelo Decreto N°58.340, de 03 de maio de 1966, que tinha como finalidade ministrar o ensino de segundo grau, formando Técnicos em Agropecuária, fundamentado na filosofia do Sistema Escola-Fazenda: aprender a fazer e fazer para aprender. Em 19 de maio de 1967, através do Decreto N°60.731, o Colégio foi transferido para o Ministério da Educação e Cultura (MEC), passando a funcionar como escola em 1969. Em 1971, formou-se a primeira turma de alunos: Técnicos em Agropecuária. Em 4 de setembro de 1979, por meio do Decreto N° 83.935, passou a ser denominada Escola Agrotécnica Federal de Catu (BA) Álvaro Navarro Ramos.

De 1994 a 1996 morei e estudei na Escola Agrotécnica Federal da cidade de Catu-Ba. Fui o orador da turma de formandos de Técnico em Agropecuária de 1996 que teve como paraninfo de turma o Deputado Federal Claudio Cajado. Os primeiros Xiquexiquenses a estudarem nesta instituição foram Gegê Teixeira e Luiz Rodrigues Correia nos anos 80. Alem de mim, outros filhos de Xique-Xique estudaram nesta importante instituição federal como: Heronildo Leite, Edimilson Carvalho, Iran Wilker, Djalma Ribeiro De Souza Júnior, Osvanei Figueiredo, Marcelo Leandro Rodrigues, Flávio Bastos, Todão, Leda, Waldick, Fernando de João Mamão, Perez, Vilma Dias, Ernandes, Edmundo Filho, "Sipu" e Cristiane. Outros conterrâneos passaram também por la. Foram 3 anos de estudos práticos no campo aprendendo técnicas e teóricos em sala de aula. Organizamos muitos eventos estudantil, também joguei pela seleção de futebol de campo, salão e handebol da EAFC que foi muito importante em minha vida, convivi com alunos de todo o Brasil e por isso cultivo até hoje grandes amizades, mesmo que distante, as redes sociais nos mantém muito próximos. Saudades, Adriano Brito (TA 96).

FONTE: XIQUESAMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.