27/04/2022

BARRA-BA: EMENDA DE R$ 10 MILHÕES DO DEPUTADO CACA LEÃO SERÁ UTILIZADA PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA.

O município de Barra, no oeste da Bahia, recebeu uma emenda de R$ 10 milhões, fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Cacá Leão, e será utilizado para pavimentação asfáltica. Com isso o município vai avançar bastante nesse parte de pavimentação. Desse valor, R$ 5 milhões serão utilizados tipo CBUQ, que é um asfalto melhor, desses que se colocam nas grandes capitais. E os outros R$ 5 milhões, serão utilizados asfalto tipo TSD, que é o mais comum, e são mais utilizados nas rodovias entre as cidades e também dentro das delas. "Fora esse investimento, vamos iniciar agora uma pavimentação asfáltica com recursos próprios no valor de R$ 2,5 milhões. Depois dessa obra, vamos utilizar em nossas vias, R$ 5 milhões com asfaltamento tipo CBUQ. Isso deve acontecer durante o período do São João e logo em seguida, vamos investir os outros 5 milhões de asfalto TSD. Então será um avanço muito grande na pavimentação asfáltica do nosso município. Agente quer asfaltar a nossa cidade com asfalto de qualidade, utilizaremos esse asfalto tipo CBUQ, desde o posto progresso, no trevo do Pau D'arco, logo ali após a chegada da ponte, entrando pela Rua Tiradentes até o Colégio Santa Eufrásia. Do Santo Eufrásia passará pela Avenida Dois de Julho, seguindo todo aquele trecho, segue pela alameda até encontrar o asfalto que vem de Buritirama (BA)", disse o prefeito Artur Filho ao portal Xiquesampa.

A diferença entre pavimentação TSD e pavimentação CBUQ:

A pavimentação TSD: O Tratamento Superficial Duplo, também conhecido como TSD, consiste na aplicação de ligantes asfálticos e agregados na pista sem uma mistura prévia e com compactação, resultando no recobrimento de pequenas irregularidades. Seu método executado na pista tem camadas específicas de agregados e ligantes:

1) Aplicação do ligante asfáltico em base bem preparada;

2) Espelhamento do agregado após a aplicação do ligante;

3) Compactação, passo executado logo após o espelhamento do agregado.

O intuito dessa pavimentação é:

– impermeabilizar a infraestrutura do pavimento;
– propiciar revestimento antiderrapante;
– propiciar revestimento de alta elasticidade para acompanhar as deformações nas camadas inferiores.

A pavimentação CBUQ: O concreto betumoso usinado a quente, conhecido como CBUQ, consiste em uma mistura quente composta por agregados graúdos, miúdos e material de enchimento preparado na usina e transportado por caminhões específicos até o local para ser utilizado como:

– camada de regularização;
– base;
– regularização ou esforço de pavimento.

A fabricação do CBUQ e a mistura de seus componentes são sempre feitas após a análise do local, clima e aplicabilidade. Preparado diretamente nas usinas a altas temperaturas, seus agregados são milimetricamente calculados para que o revestimento chegue pronto ao local para ser rapidamente aplicado.

FONTE: XIQUESAMPA.

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