21/06/2022

GESTOR PÚBLICO NASCIDO EM RIO VERDE NA ÉPOCA PERTENCIA A XIQUE-XIQUE SUGERE AULAS DE BOXE EM ESCOLAS E CENTROS ESPORTIVOS.

Ex-superintendente do patrimônio da União Renan da Mata aponta os benefícios do boxe.

O boxe está entre os esportes que mais crescem no Brasil atualmente. Com três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 - uma delas de ouro - a modalidade tem servido de inspiração para um grande número de crianças e adolescentes que buscam mudar de vida por meio do esporte. Praticante da nobre arte, o ex-superintendente do patrimônio da União Renan da Mata aponta os benefícios do boxe. Aos 47 anos, o gestor e pré-candidato a deputadoé natural de Rio Verde, que na época pertencia a Xique-Xique, e hoje em dia é distrito de Itaguaçu da Bahia, estado que costuma formar campeões da modalidade, como Acelino Popó Freitas e Hebert Conceição. "O boxe, como a maioria das artes marciais, ensina a humildade, o respeito e a paciência para os praticantes. O boxe também enrijece o caráter de quem o pratica, até porque, para praticar boxe, você deve aprender a atacar e também a se defender", explicou Renan. Como superintendente do patrimônio da União, Renan teve a regulamentação fundiária - tanto urbana quanto rural - como uma de suas atribuições. E, ao lado do incentivo ao esporte, essa é uma pauta que ele segue defendendo nos dias atuais: regularizar áreas de moradias como uma forma de democratizar os demais direitos, como saúde, segurança, e educação. "Eu acredito que para aumentar o número de praticantes do boxe deveriam existir políticas públicas ensinando e incentivando as pessoas a praticarem o esporte de forma livre, gratuita, em escolas e centros poliesportivos. Não à toa o boxe é chamado de nobre arte: ocupa o corpo, a mente e desenvolve a alma", contou o ex-superintendente do patrimônio da União. "Penso em algum dia criar um projeto de lei que traga não a obrigatoriedade, mas que incentiva a participação de professores de boxe e de outros esportes em escolas públicas ou em outros espaços recreativos no estado de São Paulo", completou.

Aos 10 anos de idade seu pai (Renato), precisou fazer uma cirurgia de uma hérnia, e Renan virou o homem da casa. Trabalhou na roça e em uma padaria. Aos 12 anos veio com a família morar em Leme-SP, a 190 Km da capital. Renan trabalhou como boia-fria em colheita de algodão e cortar cana aos 14 anos. Depois trabalhou como ajudante em uma oficina mecânica, nessa época estudava e já frequentava a Igreja Assembleia de Deus em Leme-SP. Aos 17 anos foi morar no bairro Cachoeirinha (Zona Norte) e logo depois no Parque Tietê (Zona Sudeste) trabalhar como ajudante padaria e logo depois numa serralheria. Morou também em São Mateus na zona leste da capital paulista. Depois foi trabalhar numa empresa que fabricava roupa para a C&A. Depois foi trabalhar como estoquista no Pão de Açúcar. Mas o salário não ajudava muito. Em 1996 fez curso de inglês, pois tinha vontade de ser missionário, nesse período ele já era líder dos jovens da assembleia de Deus do ministério de Perus. Mas um telefonema mudou sua vida. O pai de uma amiga tinha empresa e a gerente estava gravida e eles precisavam de alguém urgente de alguém, foi ai que a amiga dele ligou para ele e ofereceu o emprego de ajudante administrativo e moradia no local do trabalho. Ele ganhava R$ 111,00 no Pão de Açúcar. E a nova proposta ele ganharia R$ 600,00 mais caixinhas e  moradia. Um dia Renan da Mata foi na porta da Assembleia Legislativa e viu Gilberto Nascimento e Carlos Apolinário quando ele pregava em uma praça, e foi ai que pintou um convite para trabalhar na Assembleia Legislativa. E foi ai que Renan da Mata começou a trilhar no mundo da política, iniciando com Sandra Regina Arantes do Nascimento a filha de Pelé que era vereadora em Santos-SP. Depois trabalhou na câmara dos deputados e no senado.

FONTE: BLOG XIQUESAMPA E UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.