13/06/2023

XIQUE-XIQUE: IGREJA MATRIZ SENHOR DO BONFIM FOI CONSTRUÍDA HÁ 309.

A Igreja do Senhor do Bonfim vai completar 309 anos de construção em Xique-Xique! Segundo estudos, pescadores construíram uma pequena capela no ano de 1714, no decorrer desses anos a igreja passou por várias reformas e transformações e hoje é um lindo templo de Deus e do nosso povo, a nossa igreja matriz, é dos nossos cartões-postais de nossa cidade. No mês de dezembro a paroquia do Senhor do Bonfim convida todos os paroquianos para seu novenário e festa do nosso padroeiro Senhor do Bonfim. Nesse período acontecem  louvores, preces, agradecimentos ao Senhor por mais um natal, por mais um ano que se encerra, e que se incia, agradecendo ao nosso padroeiro por graças em nossas vidas e em nossa paróquia. Conta, a histórica/lenda que no século XVII junto com os famosos bandeirantes e seratanistas, naquela época adentravam os sertões brasileiros a procura de riquezas (ouro e pedras preciosas), também chegou para se acampar na Ilha do Miradouro um mascate (jumentos) que sempre acompanhava o grupo de exploradores para vender seus muitos e variados produtos transportados em uma tropa de dezenas de animais. Era os famosos tropeiros que cortavam o interior do País mascateando como meio de sobrevivência e vendendo suas mercadorias, que supriam as diversas necessidades desde gêneros alimentícios, não perecíveis, passando por produtos de uso pessoal e também mercadorias de caráter religioso que tinham grande aceitação entre aqueles homens rudes e esperançosos.

Numa noite, lá pela madrugada ao acordar para reiniciar viagem o tropeiro sentiu a falta de um dos burros, justamente o que transportava a carga que ele considerava a mais valiosa, representada por uma imagem de Jesus Crucificado, conhecido como Senhor do Bonfim e réplica do Senhor do Bonfim, imagem milagrosa de Salvador. Imediatamente entrou em desespero com o sumiço do burro e do crucificado e decidiu suspender a viagem para só voltar a pensar nesse assunto quando tivesse encontrado a sua tão valiosa imagem do Senhor do Bonfim. Iniciou então uma busca minuciosa por toda a Ilha do Miradouro, tendo gasto mais de 3 dias nessa procura, sem nenhum sucesso. A cada dia o seu desespero aumentava, pois não se conformava com a evaporação do animal com tão precisa carga numa ilha. Não poderia ter atravessado o rio a nado, mesmo sendo relativamente estreito no local do acampamento. Concluído o quinto dia de procura sem solução, resolveu apelar para o transcendental e fez a seguinte promessa: se o animal fosse encontrado com a carga ele faria uma pequena capela para a imagem do Senhor do Bonfim, exatamente no local onde o burro estivesse e nesse pequeno templo deixaria a tão bonita imagem de Cristo.

No dia seguinte, como que orientado por alguma força, resolveu atravessar a parte estreita do rio que forma a Ilha do Miradouro e se dirigiu para a margem da Ipueira, local onde os pescadores montavam os seus acampamentos para pescar e onde se situa a atual cidade de Xiquexique. Em lá chegando, com poucas horas de procura foi tomado de grande emoção por encontrar o animal descansando sob uma árvore com a valiosa carga totalmente intacta. Imediatamente, cumprindo a promessa, fez a pequena capela e colocou a imagem do Senhor do Bomfim, a mesma que, até hoje, se encontra na Igreja Matriz de Xiquexique e é comemorada no dia 1º de janeiro de cada ano, festa antecedida por um novenário que movimenta toda a cidade, por ser a festa do padroeiro da cidade. A história da fundação de Xique Xique está registrada na Enciclopédia Brasileira dos Municípios, Volume XXI, páginas 420 e seguintes e é assim contada: “O primeiro núcleo povoado estava situado na Ilha do Miradouro e foi formada por pescadores atraídos pela grande quantidade de peixes da ipueira ali existente. Mais tarde transportaram-se para terra firme. A atual cidade teve origem na Fazenda Praia, pertencente a Theobaldo José Pires de Carvalho, nascendo em 1700 um arraial como o nome de Chique-Chique, que em 1732 era ainda aldeia formada por pescadores. A capela aí construída, dedicada ao Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, e foi elevada à categoria de Freguesia pelo arcebispo D. Sebastião Monteiro da Vide”. A cidade de Xique-Xique foi criada em 13 de Junho de 1928.

Por Adriano Brito, Cassimiro Machado Neto e Juarez Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.