28/12/2009

BRASIL VAI COMEÇAR 2010 EM SITUAÇÃO CONFORTÁVEL DIZ LULA.


SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa segunda-feira (28) que o País iniciará o próximo ano em uma situação confortável. “A economia brasileira vai crescer o suficiente para que a gente gere empregos necessários e gere aumentos de salários necessários”, afirmou Lula em seu programa semanal Café com o Presidente. Ele destacou o crescimento econômico, a geração de novos postos de trabalhos e o aumento do mínimo acima da inflação. Além disso, citou também o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a descoberta do pré-sal, o programa Minha Casa, Minha Vida, os investimentos do setor automobilísticos e o mercado interno forte como sendo pontos cruciais para assegurar o crescimento da economia em 2010.

Economia mundial: Para o presidente do Brasil, a economia mundial começa a se recuperar “lentamente”, o que abre caminhos para o crescimento das exportações nacionais. Ele acredita que o País deva intensificar a abertura de novas áreas de comércio – Ásia, Oriente Médio, África e América Latina – para que “2010 seja um ano altamente positivo”. Ano mais do que bom: Lula afirmou ainda que 2009 foi um ano “mais do que bom”, no qual o país demonstrou competências, firmeza e ousadia para enfrentar a crise financeira internacional.

O mais recente relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, projetou uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 de 0,22 por cento. O prognóstico para 2010 aponta crescimento de 5,08 por cento. Ele voltou a afirmar que o impacto da crise financeira global em 2009 foi menos intenso no Brasil do que nos países desenvolvidos. "A crise chegou por último aqui e terminou primeiro," disse, diagnosticando 2009, do ponto de vista econômico, como "mais do que bom."

"Nós estamos trabalhando com a certeza absoluta que 2009 foi um ano em que o Brasil mostrou competência, mostrou firmeza, ousadia e mostrou que a gente tem uma preparação macroeconômica vigorosa e que portanto nós preparamos o Brasil bem para 2010," disse. Lula admitiu que o Brasil teve um "problema" no último trimestre de 2008 por conta da crise financeira global "muito mais por pânico, muito mais por medo, houve uma brecada muito forte na economia, desnecessária na minha opinião," em nova crítica à postura dos empresários naquele momento.

Se dizendo mais otimista que qualquer brasileiro, o presidente Lula disse que "o Brasil não vai parar mais, o Brasil daqui pra frente vai continuar crescendo, porque nós queremos nos próximos anos nos transformar quem sabe na sexta, na quinta, na quarta economia do mundo."

Fonte:Por InfoMoney.Atulizado: 28/12/2009 9:57 e Agência REUTERS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.