[NEWS][6]

r
v
xique-xique

SÉRIE RECORDAR É VIVER : PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE UMA PARTIDA DE FUTEBOL POR UMA EMISSORA DE RÁDIO DE XIQUE-XIQUE BA .

Essa é uma Foto da 1ª Transmissão de um jogo ao vivo, de uma emissora de Rádio de Xique-Xique.

Foto da esquerda para direita : Francisco Paulo (Kiko), Jorge Meira, Beto do IBGE e eu (Adriano Brito até então com 15 anos de Idade em Pé) .

A Rádio FM Criativa trânsmitiu para nossa cidade e região de alcance o jogo entre as Seleções de Xique-Xique e Central, válido pela II Copa do Feijão, a partida terminou 0 x 0. A foto é do mês de Maio/1989. Tive o prazer e a honra de fazer parte da história da Rádio-Diofuzão em nossa cidade, fui mencionado junto com meus companheiros de trabalho em um Livro do Profesor Cássimiro Machado Neto, o mesmo narra a história do Esporte em nossa querida Xique-Xique .

LOCAL : Estádio Dr. Hélcio Bessa
DATA : 21 de maio de 1989
FOTO : Francisco Paulo (Kiko) - Narrador
NARRADOR ESPORTIVO : Francisco Paulo ( Kiko) .
COMENTÁRISTA ESPORTIVO : Jorge Meira .
SONÓPLASTIA E TÉCNICA DE SOM : Adriano Brito - (Papagaio)
CONVIDADO ESPÉCIAL : Beto do IBGE - (Perú) .
REPÓRTAGENS : EDILSON CRUZ ( IM MEMORIA ) .

OBS : O saudoso Edilson Cruz ( repórter de campo ) não apareceu na foto .

JOGADORES DA SELEXIQUE NA ÉPOCA :

Oberdan, Zé Rodrigues, Chico Anízio, Esquerdinha, Léo, Gilson, Valdo, Rochinha, Jojó, Dil, Gênio, Li, Waldir Cambuí, João Carlos, Neguinho The Flash, Gilberto, Jair, Jorge, Galego de farinha Boa, Rocha Policial e Íon .

SOBRE A RÁDIO CRIATIVA FM, A PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO DE XIQUE-XIQUE BA :

A Rádio Criativa FM, entrou no ar em Xique-Xique no dia 18 de fevereiro de 1989, funcionando com um trasmissor "caseiro" de pouca potencia, cobrindo um raio de 6 km. Foi a primeira vez que uma Rádio com frequência modulada chegou aos lares dos Xiquexiquense. Era um sucesso total, em todas as casas que tinha rádio, estavam sitonizadas na 98,9. A Criativa FM serviu por 9 meses como laboratório para os locutores, que jamais teriam experiência antes na função, como : Hélinho Pop, Izabela Teixeira, Antônio Melo, Francisco Paulo, Jorge Muniz, Ailton Alves, Edilson Cruz, Vérinha Melo, Jorge Meira, Eristeu Rodrigues, Jackeline Meira, Argêmiro Borges, Cássimiro Machado Neto e Mario Lêandro (Era locutor de Serviço de Auto falante, a Voz da Liberdade), os operadores de áudio e técnica de som eram eu (Adriano Brito apelidado por Jorge Meira por que falada constantemente no Stúdio) e Galêgo Punk (Galêgo do BNH) a direção era do meu saudoso primo Esdras Rocha (In memorian) e a secretária Leidinha .

A Rádio funcionava das:05 às 24:00 horas, com programação músical, noticiários, programas esportivos com transmissões de jogos ao vivo, entrevistas com autoridades e entretenimento. Curiosamente, existe uma Rádio chamada Fm Criativa na cidade de Botucatu SP e com a mesma frequência 98,9 usado por nós na época , esse é o site http://www.criativafm.com/  .

INFORMAÇÕES E COLABORAÇÃO : JORGE MEIRA .
ADAPTAÇÃO E FINALIZAÇÃO : ADRIANO BRITO .
FONTE : BLOG XIQUESAMPA E JORGE MEIRA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search