Header Ads

ad

CONHEÇA XIQUE-XIQUE (BA)! A CIDADE MAIS CHIC DO BRASIL .


















Xique-Xique (BA) tem  aproximadamente 50.000 habitantes.

Xique-Xique (BA) está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região,O conselho provincial da Bahia achou por bem criar o município em 06 de julho de 1832, desmembrando-o de Jacobina com o nome do Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, em 23 de outubro de 1837. Chique-Chique ganhou o título de cidade em 12 de junho de 1928, o conselheiro Luís Viana foi promotor de justiça da Comarca de Chique-Chique, entre 1872 e 1878, e um dos proprietários tri-centenária fazenda Carnaúba, localizada a sudeste da sede municipal. A partir da proclamação da república, em 1889, e da constituição republicana em fevereiro de 1891, é instituída a figura do intendente que em passa a ser chamado de prefeito. O primeiro intendente municipal de Chique-Chique foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 ( quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros .

Em Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Logo atrás do parque é possível ver o Rio São Francisco. Durante a Festa da Cidade atrações locais e de fora realizam a festa.Há a presença de trio elétrico que percorre a Avenida Principal chamada Avenida J.J. Seabra localizada no Centro da cidade. Os turistas contam com a presença de hotéis para hospedagem,e um desses hotéis possui duas piscinas para seus hóspedes. Nesse hotel também acontece shows de grandes bandas. Grandes atrações já tocaram como: Raça Negra, a cantora Diana,Reginaldo Rossi, Psirico entre outros. No centro da cidades há sorveterias que funcionam há bastante tempo. Dentre elas estão a Sorveteria Chalana, Sorveteria do Quinca (considerado o melhor sorvete da região noroeste da Bahia) e também a Ki-Delicia, todas localizadas próximo a Prefeitura.

O município de Xique-Xique conta com diversas escolas públicas e privadas, ambos com educação do maternal ao ensino médio. O maior colégio de Xique-Xique chama-se Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, mais conhecido como "Modelo". Nele há um belíssimo auditório, uma biblioteca com um grande acervo de livros e também uma quadra esportiva onde os alunos realizam atividades. Possui dois Hospitais e ainda Educação de Ensino Superior como UNEB, UNOPAR e outros Instituições que oferecem Cursos Profissionalizantes, alem da construção de um IF-Baiano (O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano). Na Ilha do Miradouro (Construída entre os séculos XVI e XVII um dos templos mais antigos da Bahia) onde primeiro núcleo populacional de Xique-Xique foi formado por garimpeiros e pescadores bem como o desenvolvimento e a formação da comunidade e como foi construído a secular igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana patrimônio do estado e que esta send restaurada. O Baixio de Xique-Xique (Batizado de Baixio de Irecê onde não tem nada haver esse nome) é um dos maiores projetos de irrigação da América do Sul, ainda possui um belíssimo Parque Aquático, a cidade ainda conta com uma ampla opção de hotéis, restaurantes e barzinhos. Turismo ecológico, dunas do Rio São Francisco a maior de água doce da américa do sul e patrimônio do estado, a lagoa de itaparica também é a maior do estado e patrimônio do estado, esportes radicais, artistas locais e três estações de rádios, a Fm Xique-Xique, rádio tribuna do vale do são francisco Am e rádio cactus Fm .

Por Adriano Brito .

FOTOS: JOÃO MACHADO, ÉDSON NOGUEIRA, DU & ROSY, CINCINAO OLIVEIRA, POLY PINHEIRO E ADRIANO BRITTO .

FONTE: XIQUESAMPA E GOOGLE .

10 comentários:

  1. kleber Amaro, Apucarana PR .30/01/2012 18:19

    Amo a minha cidade, estou morrendo de saúdades da minha terrinha. Parabéns Xiquesampa.

    ResponderExcluir
  2. Olá onde funciona atualmente o IF Baiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa noite min chamo Evaldo de brito junior tenho 24 anos moro em joinville ..queria faser um pedido meu pai mora ai na cidade xique xique desde que nací nunka vii eli n e falta de condissao e sim pq n tive imformaçao onde ele morava sei que elii era ex. Motorista de carro fort u nume dele é Adalberto. .cy alguen tiver algunha imformaçao favor entre em contato nessi numero 47.997652963 gostaria muinto de conlheser...u meu pai..

      Excluir
    2. Olá Evaldo, tudo bem?? Passe o nome completo do seu pai. Se tiver mais informações podemos tentar localizar.

      Excluir
  3. boa tarde meu amigo adriano.... parabéns pelo seu blog!!!!!grande abraço enoilson ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo Enoilson Ribeiro (Caju). Abração.

      Excluir
  4. Olha xique xique fica perto de Jequié?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Xique-Xique fica no Oeste Baiano entre Itaguaçu da Bahia (Região de Irecê) e Barra.

      Excluir
  5. Pode me informar se terá Lgum evento na véspera do Natal?

    ResponderExcluir
  6. Sim! NO Parque Aquático terá shows com Naldinho & Léo Rios, Boca Som Brasileiro e Ki Balanço.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .