22/06/2011

XIQUE-XIQUE BA: 30 MIL PEIXES JUVENIS SÃO SOLTOS NO RIO SÃO FRANCISCO .

Os pescadores de Nova Iguira comemoraram a iniciativa, que, para eles, também representa uma oportunidade de geração de emprego e renda .

Mais de 30 mil peixes juvenis da espécie Curimatá pioa (Prochilodus costatus) foram soltos às margens do rio São Francisco, no povoado Nova Iguira, no município de Xique-Xique (BA). A ação, que colabora para a recuperação da ictiofauna do Velho Chico, foi uma parceria entre o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX) e a prefeitura da cidade. Os pescadores da localidade comemoraram a iniciativa, que, para eles, também representa uma oportunidade de geração de emprego e renda. “O rio São Francisco é tudo, pois é através dele que se obtém o alimento, a renda e o lazer. Qualquer atitude que sirva para melhorar as condições do Velho Chico é sempre bem-vinda” declarou o pescador Adilson Coelho Nogueira, de 38 anos.

CENTRO INTEGRADO EM XIQUE-XIQUE BA :

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), localizado no povoado de Nova Iguira, município de Xique-Xique (BA), teve o início de sua operacionalização marcado por uma desova de peixes em abril de 2009. Essa unidade da Codevasf passou a ser mais uma base para o desenvolvimento das ações relacionadas à revitalização, pesca e aquicultura no Médio São Francisco. O centro possui atividades relativas ao aproveitamento de canais para piscicultura no perímetro de irrigação de Mirorós, em Ibipeba, e Baixio da Boa Vista, em Xique-Xique, e ainda à estruturação e implementação da criação de peixes em tanques-rede em rios e grandes reservatórios.

Também está envolvido com a dinamização de Arranjos Produtivos Locais em espaços sub-regionais, em parceria com o governo do estado da Bahia, prefeituras da região, Sebrae, colônias de pescadores, cooperativas de piscicultores e entidades da sociedade civil, visando ao desenvolvimento de atividades ambientais e de estruturação de projetos com foco na sustentabilidade da pesca e da aquicultura.
 
FONTE: BLOG DO ZECA E CODEVASF .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.