18/04/2012

ADUTORA DO SÃO FRANCISCO LEVARÁ ÁGUA DE QUALIDADE PARA ITAGUAÇU E TODA REGIÃO DE IRECÊ .

Em Itaguaçu da Bahia água chega às torneiras, mas é da fonte ‘Olho D’água’, salobra e sem uma boa qualidade. R$ 480 milhões em investimentos encontram-se em fase de conclusão .

Mais de dois milhões de baianos, que vivem em cidades do interior, serão abastecidos com água de qualidade, a partir de obras estruturantes que somam mais de R$ 480 milhões em investimentos e encontram-se em fase de conclusão. Dentre os grandes projetos que estão sendo executados pelo Governo do Estado, destacam-se a construção das adutoras do Feijão – ou do São Francisco -, para atender à região de Irecê, do Algodão, que vai abastecer a região de Guanambi, e a de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, que levará água de qualidade para os municípios da região sisaleira. A dona de casa e agricultora Matilde Barbosa, 68 anos, conta como é não ter abastecimento. “Vivemos assim, comprando o caminhão-pipa, colocando água na cisterna, apanhando no braço. A gente fala para trazer um carro, eles demoram até 15 dias para entregar a água, que é do rio”. Ela disse que, quando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) chegar, a vida vai mudar. “Não vamos nos preocupar em comprar a água, às vezes nem tem o dinheiro. Como sabe que vai pagar por mês, já vai se preparando. É melhor” .

Adutora do São Francisco:

Situação diferente, mas também incômoda, vive a população do município de Itaguaçu, na região de Irecê. A água chega às torneiras, mas é da fonte ‘Olho D’água’, sem uma boa qualidade. A aposentada Guiomar da Silva conta que conheceu a fonte quando era criança. “Eles não tratam a água, que é salobra, e o pessoal adoece, principalmente as crianças. E essa água, tem dia que não vem. Quem pode, compra mineral. Então, agora vai ser maravilhoso, porque vai cuidar de nossa saúde”. A obra da adutora do São Francisco, com captação no Velho Chico, no trecho que banha o município de Xique-Xique, está prevista para ser concluída em julho deste ano e vai substituir a água salobra e sem tratamento que chega às torneiras de Itaguaçu por água tratada e de qualidade. Em toda a região de Irecê, mais de 350 mil pessoas serão beneficiadas .

FONTE: ASCOM BA .

Um comentário:

  1. É tudo mentira e bla bla bla, a obra tá parada há 2 anos, quando chega perto de eleição eles dizem que tá começando e inaugura em 2 meses. Se tivesse trabalhando direto não inauguraria em julho, imagine parada há 2 anos?

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.