17/05/2012

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE INAUGURA O NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMILIA .

 



O Governo Federal, presta um grande incentivo à criação dos NASFs nos municípios, na cidade de Xique-Xique, população passa a ter atendimento gratuito em especialidades médicas .

A inauguração do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF atraiu cerca de três mil pessoas à Avenida J. J. Seabra, no sábado, dia 12 de maio, num dos maiores eventos de entrega de obra à população dos últimos meses. O prefeito Reinaldinho, acompanhado da primeira-dama, Marilan Braga, secretários municipais, vereadores, e do deputado Reinaldo Braga, falou para o público que lotou grande parte da avenida, sobre a importância do equipamento que estava sendo inaugurado, compondo a estrutura de atendimento à saúde básica da população. “O NASF é um modelo de apoio à saúde da família porque muitas vezes as pessoas procuram um PSF ou mesmo um hospital por um problema como hipertensão, por exemplo, mas a doença de base dessa pessoa é a questão da obesidade, é estar muito acima do peso; antes essa pessoa não tinha a quem recorrer; ia ao médico, buscava medicação e, por conta própria, tentava levar adiante um processo de emagrecimento .

O NASF vem a ser mais um aliado nessas lutas, pois para um caso como esse, contará com o atendimento de nutricionista” explicou o prefeito Reinaldinho. Nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e enfermeiras compõem o quadro de 14 profissionais de nível superior que darão o atendimento no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Vão atender de segunda a sexta-feira, em dois turnos, nos horários de 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30. Para que a população pudesse dispor dos serviços do NASF, a Prefeitura alugou um imóvel na Avenida J. J. Seabra, fez uma reforma total para adequá-lo, mobiliou e equipou conforme as necessidades de cada especialidade médica. Sob a coordenação das enfermeiras Eseir Rocha e Leile Cristina Barbosa, trabalharão Michel Oliveira e Taís Rabelo como fonoaudiólogos; Euclélia Almeida, Juliano Alves e Joana Amélia Pinheiro como fisioterapeutas; Fabiana Pereira e Djemes Lobo como assistentes sociais; Camila Galvão e Andreia Barbosa como psicólogas; Reinaldo Júnior e Anderson Assunção como nutricionistas e Juliano Alves como educador físico .

O Governo Federal, que presta um grande incentivo à criação dos NASFs nos municípios, estabelece todo um planejamento para que essa unidade de apoio atinja seu objetivo. Em Xique-Xique os profissionais participaram de um plano de capacitação específica para esse atendimento de apoio a que se propõe o NASFque, nos próximos dias, estará sendo conectado à rede de Postos de Saúde da Família, através de atividades com os profissionais de cada unidade. Após isso será aberto ao atendimento .

FONTE: ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.