23/05/2012

A VERDADEIRA IDENTIDADE DA ORLA DE XIQUE-XIQUE .

Xique-Xique, cidade contemplada por muitas riquezas naturais, sendo uma delas, a beleza do Rio São Francisco, que encanta os ribeirinhos além de atrair muitos turistas .

É comum nos fins de tarde encontrar muitas pessoas admirando o pôr-do-sol, que por sinal, é uma das mais belas paisagens dessa cidade pitoresca.Um passeio pela orla de Xiquexique é deslumbrante, admirar como o rio no entardecer é recoberto de brilho, perceber o sol beijando o rio da forma mais linda e sentir a leveza da água bailando sobre os pequenos barcos na encosta é simplesmente perfeito. Esse cenário faz parte da vida de cada xiquexiquense, onde agradecem por essa dádiva, enquanto se percebe a escassez em várias partes da região. No entanto, por trás de tanta beleza, que é vista pelo paredão do cais, está à verdadeira identidade, ou melhor, a triste realidade da orla, esse palco de beleza também é cenário de abandono e degradação. A margem do Rio São Francisco, está servindo de local para escoamento de esgotos, acúmulo de lixo, além de perceber a proliferação de barracos. Pessoas estão vivendo com suas famílias em condições precárias, por falta de opção, expostas a sujeira e desconforto .

Essa triste realidade, já foi denunciada pelos meios de comunicações locais, é de conhecimento do órgão responsável/secretaria do meio ambiente, e até agora nada foi feito para sanar essa situação. O descaso começa pelo cais, que é deteriorado, necessitando de uma reforma, além do mau cheiro, pois muitos entendem ali como banheiro público.Contudo, espera-se que o órgão responsável, use o seu poder a fim de zelar da nossa orla, que revitalize, mobilize o caminhão do lixo para passar na beira do rio e que a população colabore .

A Prefeitura de Xique-Xique já discutiiu com o Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, vários órgãos Federais, Estaduais e Municipais o conceito de implantação de Parques Fluviais pra nossa cidade. Parque Fluvial é extremamente abrangente e vai desde obras de infra-estrutura e serviços as margens do rio até ações relacionadas a resíduos sólidos (Os famosos lixões), por exemplo. Não se pode neste momento afirmar com exatidão sobre o que será feito em Xique-Xique em relação ao projeto Parques Fluviais, pois a decisão final sairá depois do Ministério do Meio Ambiente ouvir a Prefeitura ea comunidade. Os Parques Fluviais visam incentivar o povo ribeirinho a ver o rio como um ponto de integração, lazer e de preservação ambiental. Os Parques Fluviais do Governo Federal deverão ser implantados em dez Municípios da bacia do rio São Francisco, os Municípios baianos serão: Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Juazeiro .

FONTE: AVOZ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.