21/05/2013

PRODUTORES REMANEJADOS: PELO XIQUESAMPA MORADOR COBRA INVESTIMENTOS NO MIRORÓS .














Domingos Santos cobra Infraestrutura, saneamento básico, educação e saúde no Mirorós em Ibipeba-BA .

Cinquenta e seis agricultores familiares do perímetro Mirorós serão remanejados para os perímetros Formoso, em Bom Jesus da Lapa, Nupeba e Riacho Grande, em Riachão das Neves . 

A transferência atende à demanda dos agricultores de Mirorós que sofrem com a crise de falta de água na barragem Manoel Novaes. A Codevasf disponibilizou 1.375 hectares para atender aos irrigantes e os agricultores familiares terão prioridade no processo de seleção. A ação, além de beneficiar os interessados no remanejamento, beneficiará os produtores que permanecerem em Mirorós conforme explica o agricultor Laurivan Nunes, que mora no perímetro há 14 anos. Das 56 propostas apresentadas, 17 foram para o perímetro irrigado Formoso e 39 para Riacho Grande e Nupeba. Hoje, esses agricultores ocupam cerca de 400 hectares em Mirorós. José Adelson da Silva, um dos produtores que está sendo remanejado, faz planos para a nova área irrigada. De acordo com os critérios estabelecidos no edital, os selecionados e classificados terão assegurada a troca de sua área em Mirorós por outra em um dos três perímetros irrigados de destinação. A nova área será equivalente ao tamanho da atual área irrigável de cada produtor. 

LEITOR DOMINGOS SANTOS COBRA INVESTIMENTOS NO MIRORÓS : 

"O Governo, na comunidade de Mirorós, no município de Ibipeba, simplesmente aproveitou dos recursos naturais. Nenhum investimento fora feito na comunidade, em obras, como: Infraestrutura, saneamento básico, educação e saúde. O Povoado de Mirorós está a 52 km de distância da sede de Ibipeba, a estrada é de terra. Os transtornos para chegar à sede do município são muitos, principalmente em época de chuvas. Só agora é que a contas gotas estão construindo alguns km de asfalto, um lamentável descaso! O Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, está realizando obras de transposição das águas do Rio São Francisco, para outros estados brasileiros e cidades que estão a mais de 800 km de distância das margens do antedito rio. Então, porque o Governo Federal não fazer uma adutora para atender ás nossas demandas? Não será um descaso para com a nossa região, matar o Rio Verde, a jusante da barragem de Mirorós, e um Perímetro Irrigado que estão a cerca de 100 km de distância das margens do Rio São Francisco? Como o Governo Federal justifica matar 42 km do Rio Verde e deixar em situação calamitosa um Perímetro Irrigado, como o de Mirorós, que é de grande vulto social e econômico, que estão a cerca de 100 km de distância, das margens do Rio São Francisco? Se ele repito, o Governo Federal quer levar água para outros estados Nordestinos e, cidades que estão a mais de 800 km de distância das margens do citado rio. Será que há seriedade neste projeto de transposição do Rio São Francisco?", disse Domingos Santos em comentário no Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA & CODEVASF .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.