26/06/2013

DESCASO: POVOADOS DE GENTIO DO OURO (BA) SOFREM COM ENGAVETAMENTO NAS OBRAS DE INSTALAÇÃO DE ENÉRGIA ELÉTRICA .











Os afazeres básicos do dia a dia dependem da utilização da energia elétrica mas já se tornou um grande desafio para moradores .


Moradores dos povoados de Barriguda, São Domingos, Santana e Barra da Santana em Gentio do Ouro vem sofrendo há décadas com a falta do fornecimento de enérgia elétrica a décadas. O que era a realização de um sonho para as 50 famílias, com o inicio das obras de eletrificação em 2011 através do Programa Federal Luz Para Todos. Hoje se tornou em um enorme pesadelo com o engavetamento das obras, após 40% de toda etapa concluída. Conforme a Celba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) a justificativa para paralisação na conclusão das obras refere-se aos moradores dispor de painéis solares fotovoltaico, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica .

O atual sistema elétrico não corresponde aos anseios dos moradores, pois a quantidade de energia gerada pelo painel solar é limitada e suficiente apenas para manter acesas algumas lâmpadas fluorescente de 9 Watts e um aparelho de TV por algumas horas. A chegada da luz elétrica, dentre outras, representará melhorias da qualidade de vida e novas possibilidades de geração de renda para as famílias das localidades contempladas pelo projeto .

Por Romeu Júnior

FONTE: CONEXÃO GENTIO DO OURO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.