13/06/2013

PARABÉNS XIQUE-XIQUE 85 ANOS! CURTA A FESTA DA CIDADE NA PAZ NESTES 4 DIAS DE COMEMORAÇÃO .










Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região .

Xique-Xique é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 45.562 habitantes, hoje são quase 50.000 hab. Durante a administração do Governador Tomé de Souza passou por esta região uma expedição exploradora. No século XVII surgiu a fazenda praia ao Cabo da Ipueira de propriedade do português Theobaldo Miranda Pires de Carvalho. Antes de terminar o século XVII um grupo de garimpeiro da Serra do Assuruá, instalou-se na ilha do Miradouro nascendo ali o 1º núcleo de populacional habitado por europeus.Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região.Desde a emancipação de 06 de junho de 1832 ou a instalação oficial do município com o nome de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em 23 de outubro de 1834, o município foi administrado pelo poder legislativo. Os vereadores eram em números de 7 e seu mandato era de 2 anos. Quem fosse escolhido pelos colegas para presidente da mesa-diretora da câmara municipal era o responsável pela direção geral do município .

Em 1853 foi criada a Comarca de Chique-Chique extinta em 1879 restaurada em 1915. O conselheiro Luís Viana foi promotor de justiça da Comarca de Chique-Chique, entre 1872 e 1878, e um dos proprietários tricentenária fazenda Carnaíba, localizada a sudeste da sede municipal.A partir da proclamação da república, em 1889, e da constituição republicana em fevereiro de 1891, é instituída a figura do intendente que em passa a ser chamado de prefeito. O primeiro intendente municipal foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 ( quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros .

Concheçam um pouco Xique-Xique, em termos municipais simbolizam:

O Verde – Todas as atividades nos campos, e o xique-xique, cacto do qual veio o topônimo do Município.

O Amarelo – O ouro e demais minérios do solo chique-chiquense e a luz da fé e da intelectualidade do seu povo.

O Azul – O Rio São Francisco com toda a sua expressiva importância na História e desenvolvimento do Município.

O Branco – A pureza de costumes que gera e garante a paz, e as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), também indispensáveis no uso dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

O Vermelho – o amor e o sacrifício do povo chique-chiquense pelo progresso e bem estar do seu município.

EducaçãoO município de Xique-Xique conta com diversas escolas públicas sendo municipais e até mesmo estaduais. São 2 os colégios particulares, Escola Cecília Meireles e Instituto Educacional Evolução, ambos com educação do maternal ao ensino médio. O maior colégio de Xique-Xique que é estadual, chama-se Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães ou mais conhecido como "Modelo". Nele há uma biblioteca com um grande acervo de livros e também uma quadra esportiva onde os alunos realizam atividades, um campus da Uneb, faculdades particulares e em breve um IF Bahia .

LazerEm Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Logo atrás do parque é possivel ver o Rio São Francisco coberto de várias ilhas onde é possivel realisar passeios e pequiniques tomando cuidados com as águas traiçoeiras do Velho Chico. Durante a Festa da Cidade atrações locais e de fora realizam a festa.Há a presença de trio elétrico que percorre a Avenida Principal chamada Avenida J.J. Seabra localizada no Centro da cidade. Os turistas contam com a presença de hotéis para hospedagem,e um desses hoteis possui 2 piscinas para seus hóspedes. Nesse hotel tambem acontece shows de grandes bandas. Grandes atrações ja tocaram como: Raça Negra, a cantora Diana,Reginaldo Rossi,Psirico, entre outros .

"Ser Xiquexiquense é massa! Parabéns à todos conterrâneos, lutemos por nossa terra", Adriano Britto.

FONTE: WILKIPÉDIA E BLOG XIQUESAMPA . 

Um comentário:

  1. Amigo Adriano,
    Como voce, sou de Xique-Xique e gosto da terra. No entanto me incomoda o erro histórico de estarmos, erroneamente, comemorando o aniversário da cidade.
    Xique-Xique foi emancipada como cidade no dia 6 de julho de 1832 e tem portanto, 181 anos como cidade e não 85 anos como querem as nossas autoridades.
    O nosso historiador, pesquisador e Professor Cassimiro Machado Neto, sabe mais do que ninguem dessa história e ela está contada e documentada no livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique Chique, da autoria do referido professor.
    Como o seu Blog é um dos mais influentes da terra, peço-lhe a sua ajuda para tentarmos consertar a nossa história.
    Não é justo comemorar erradamente o aniversário de alguem, mesmo que seja de uma cidade.
    Conto com seu apoio e desde já os meus agradecimentos.
    Abraços
    Juarez

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.