04/07/2013

AUTORIZADAS RESTAURAÇÕES NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE SALVADOR, BARRA E XIQUE-XIQUE .

Assinatura de Ordem de Serviço para obras da 2ª etapa de restauração do Centro Histórico. Em Xique-Xique serão restaurados uma igreja e um altar .

A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada pelo governador Jaques Wagner nesta quarta-feira (3). Serão feitas novas restaurações e reformas em prédios do Centro Histórico de Salvador (CHS) e de cidades do interior da Bahia. Os recursos serão aplicados através da Secretaria de Cultura (Secult) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Em Salvador, mais quatro monumentos vão ganhar iluminação cenotécnica: as igrejas do Carmo, do Boqueirão e de Santo Antônio e o Oratório Cruz do Pascoal. Além disso, a igreja e o cemitério do Pilar, no bairro do Comércio, vão passar pela segunda etapa de restauração. O trabalho foi estendido também para o interior, com obras na Catedral de São Francisco e no Palácio Episcopal do município de Barra.“Além dessas obras que começaremos em Barra, fizemos um trabalho forte em Cachoeira, Lençóis e agora em Piatã, recuperando uma igreja e um altar, em Xique-Xique também. Historicamente, o Ipac ficou muito concentrado no Centro Histórico, no Pelourinho, e estamos fazendo um esforço para que ele tenha uma atuação mais estadual, dentro das limitações do órgão, assim como nossa secretaria”, disse o secretário de Cultura, Albino Rubim . 

O investimento total, de R$ 18,9 milhões, inclui ainda a reforma do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Segundo o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, todo o espaço público do Solar do Unhão, onde fica o MAM-BA, vai ser reformulado, com a recuperação da capela, tratamento das áreas externas, dos arcos e parque das esculturas. “A complexidade da obra está na proximidade com o mar, e temos que proteger a biblioteca, o acervo técnico e melhorar as condições das exposições. Tudo isso sem interromper as atividades do museu”. Ainda de acordo com ele, as modificações devem ser concluídas em um ano. O governador afirmou que a reforma do MAM-BA é muito significativa, “pelo seu porte, e inclusive o espaço do píer vai ser repensado, além do museu ser todo reformulado. São 50 anos de MAM no Solar do Unhão, e estamos dando este presente para a cidade, devolvendo aos soteropolitanos não apenas este, mas diversos locais que carregam uma força cultural importante” . 

O Centro Histórico é parte do Centro Antigo de Salvador e está sendo beneficiado também pelo PAC 2. O programa prevê obras de pavimentação em cerca de 150 vias do Centro Antigo, que engloba o local e todo o entorno que vai do Campo Grande a Água de Meninos. “Há uma grande preocupação com o patrimônio do estado. Este é um trabalho que foi planejado e está acontecendo. Algumas reformas já estavam sendo feitas nos centros Antigo e Histórico e existem outras intervenções, a começar pelo novo Porto Turístico, com a Avenida da França aberta para o mar. Continuam as iluminações de monumentos e em 15 dias abriremos a licitação para a primeira etapa da reforma do Teatro Castro Alves”, informou Wagner .

FOTO: MANÚ DIAS .
FONTE: ASCOM BA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.