06/07/2015

PARABÉNS A CIDADE DE XIQUE-XIQUE CRIADA EM 06 DE JULHO DE 1832 A 183 ANOS .

O município de Xique-Xique (BA)  foi criado no dia 06 de julho de 1832, nessa época a província de Xique-Xique possuía pouco mais de 5.000 habitantes. 

O município de Chique-Chique foi emancipado no período da história brasileira conhecido como “Período das Regências”, Chique-Chique teve um diretório municipal do partido liberal, outro do partido conservador além de um regimento da Guarda Nacional. Desde a emancipação de 06 de junho de 1832 ou a instalação oficial do município com o nome de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em 23 de outubro de 1834, o município foi administrado pelo poder legislativo. Os vereadores eram em números de 7 e seu mandato era de 2 anos. Quem fosse escolhido pelos colegas para presidente da mesa-diretora da câmara municipal era o responsável pela direção geral do município. Em 1853 foi criada a Comarca de Chique-Chique extinta em 1879 restaurada em 1915. O conselheiro Luís Viana foi promotor de justiça da Comarca de Chique-Chique, entre 1872 e 1878, e um dos proprietários tricentenária Fazenda Carnaúba, localizada a sudeste da sede municipal. A partir da proclamação da república, em 1889, e da constituição republicana em fevereiro de 1891, é instituída a figura do intendente que em passa a ser chamado de prefeito . 

O primeiro intendente municipal de Chique-Chique foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 (quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros. A primeira Câmara Municipal de  Xique-Xique (BA) foi formada por sete vereadores, naquele ano de 1834 e teve a seguinte composição: Capitão-Mor Álvaro Antônio de Campos, Antônio Joaquim de Novais Sampaio, Ernesto Augusto da Rocha Medrado, João Xavier da Costa, Clemente Sancho Pereira da Franca, Manoel Netto Martins – que foi o primeiro Juiz de Paz Municipal – e Francisco Antônio da Rocha. Serviu como secretário o vereador Antônio Joaquim de Novais Sampaio, que lavrou o importante ata de instalação. Chique-Chique ganhou o título de cidade em 12 de junho de 1928 em ato assinado pelo governador vital. A data de 06 de Julho de 1832 é homenageada dando o nome a uma Praça no Centro de Xique-Xique conhecida popularmente de Praça da Caldeira mas que na verdade se chama Praça 06 de julho .

Pesquisa: Adriano Brito e Cassimiro Machado Neto .
Foto: Carlos Omar .

FONTE: XIQUESAMPA, ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA E LIVRO SENHOR DO BONFIM E BOM JESUS DE CHIQUE-CHIQUE DE CASSIMIRO NETO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.