28/12/2020

XIQUE-XIQUE: A SAGA DA CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DR. HÉLCIO BESSA.

Esporte Brasinha! Escalação: Almerindo, João Didi, Ivaldo Magalhães, Miguel de Lozinha, Onilton Porto, José Carlos, Galego Fotógrafo, João de Preta, Carlos Gomes, Osvaldo Barbosa e Arnaldo do Saae (Meu Pai), o Técnico era Barão.

Em 1922 fora fundada a primeira equipe de futebol da cidade o Xique-Xique, que era comandada pelo jovem desportista João Batista Avelino, conhecido como Janjão. Em 1935 Sinô de Bela fundou o time do Santa Cruz, como não havia equipe para competir, acabou fundando uma outra equipe a do Cruzeiro. Sinô de Bela era um alfaiate e confeccionava camisas e shorts. Sinô era irmão de Romualdo Galvão, que fazia foguetes, era tio de Maninho Borges e de Jandy Borges. Ao longo dos tempos vários clubes foram fundados e fizeram história como o Clube Recreativo Flamengo fundado por João Batista Pacheco em 08 de setembro de 1950, que dominou o futebol na cidade nas décadas de 50 e 60 sendo campeão municipal varias vezes e extinto nos anos 80. Antes Pacheco já havia fundado o Vermelho e Preto Futebol em 1940, mas sem grandes êxitos. Antes de inaugurar o Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa, nos idos de 1955 a 1967, as equipes de futebol existentes em Xique-Xique, como: Esporte Clube Bahia de Leopoldo; Ginásio Futebol Clube de Dr. Hélcio Bessa, Operário Futebol Clube de Waldir de Cazé, Atlético Futebol Clube de Doro Santana, Esporte Clube Flamengo de João Pacheco, Esporte Clube Xique-Xique (Caveira) de Manoelzinho Bigorra e outro clube antigo foi o Esporte Clube Brasil que já existia em 1968. Essas equipes jogavam e disputavam amistosos e, esporadicamente, campeonatos e torneios em campos abertos, como: Campo do Bahia, Campo da Ponta da Ilha, Campo do Flamengo e campo do Xique-Xique (Caveira).

Esporte Clube Bahia em 1959! Escalação em Em pé o primeiro é Mariano, depois Zezinho da Lapa, Petu, Zé Pretinho, Neném, Nilo, Cicero e Solon. Agachados: Fuminho, Zé Babata, Zé Reis, Maçã e Berto. Foto registrada em 18/01/1959.

O futebol em Xique-Xique, tornou-se uma grande atração, visto que, não havia outras opções de lazer, a cada final de semana, muita gente iam assistir aos jogos em volta dos campos. Nascia então à necessidade de terminar as obras do Estádio, que há anos estavam paralisadas. Dr. Hélcio Bessa, então diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, como desportista e dono de um time de futebol, e também aproveitando as circunstâncias de ser o único médico da cidade, a pedido de Joeal Meira tomou a iniciativa de ajudar na conclusão das obras do tão sonhado estádio. Foi ae que Dr. Hélcio Bessa, realizou eventos para a aquisição de materiais de construção, como: bingos, sorteios, rifas, recebia doações, e em regime de mutirão, as equipes cediam, gratuitamente, profissionais dos seus planteis, como pedreiros, marceneiros, auxiliares de serviços gerais e a prefeitura cedia os metres-de-obras (João Araújo e Getúlio Cunha) e também, parte dos materiais de construção, como: cal e tijolos cerâmicos...Em, mais ou menos, 1 ano e meio, (por volta de 1963) estava então, concluída a primeira etapa do Estádio, a murada com 2 metros de altura, cerca de arame em volta do campo, as traves de "madeira trabalhada" (antes era de carnaúba), portões, entre outras intervenções estruturais. 

Botafogo Futebol Clube Tetracampeão 1971/72/73/74.

Em 17 de setembro de 1967 é fundado a Liga Xiquexiquense de Desportos (LXXD), filiando-se a Federação Baiana de Futebol em 1984. Hélcio Bessa foi na casa de Joel Meira na Rua Marechal Deodoro e queria que o estádio se chama-se de Joel Meira apelido "Joelão" ou Presidente Jhon Kennedy. Mas ae Joel Meira valorizou o grande desportista Hélcio Bessa e indicou o nome médico. Então no dia 21 de setembro de 1967 com uma grande festa da primavera, e publico presente, o prefeito municipal Joel Firmo de Meira inaugurou o tão sonhado estádio que contra a vontade de Dr. Hélcio Bessa, mas a pressão dos nossos conterrâneos foi batizado como Estádio Municipal Doutor Hélcio Bessa. No jogo o jogo de inauguração a Seleção de Xique-Xique enfrentou o time semi-profissional do Caiano de Petrolina (PE) e perdeu pelo placar de 2 X 1. A Seleção de Xique-Xique entrou em campo com os seguintes atletas: Vicente, Aderaldo, Né Balão, Zé Mendes, Wilson Marcelino, Luiz Nunes, João Chimba, Raimundinho, Zé de Helena, Ailton Marçal e Dr Reinaldo (da Comissão do Vale do S. Francisco, hoje, Codevasf. Reversas: Carlinhos Barbosa, Reis, Deomar Sampaio e Dr. Hélcio. Zezinho Ganguru, que entrou no 2° tempo no lugar de Luiz Nunes. Deomar, entrou no lugar de Raimundinho. Dr. Hélcio jogou 20 minutos no lugar de Wilson Marcelino. O gol da Seleção de Xique-Xique foi marcado por Zé de Helena. "Eu tinha 10 anos, assistir ao jogo e ficava mais tempo, perto do alambrado, admirando o narrador da Emissora Rural de Petrolina, que se chamava Foguinho. Desse elenco dez já faleceram: Carlinhos Barbosa, Vicente, Aderaldo, Né Balão, Zé Mendes, João Chimba; Zé de Helena, Dr. Reinaldo, Deomar Sampaio e Dr. Hélcio Bessa", disse Jorge Meira. A rádio rural de Petrolina transmitiu a jornada esportiva.

liga municipal veio realizar o primeiro certame municipal aconteceu em 1982 onde o Botafogo bateu o Fluminense na grande final. O Botafogo Futebol Clube foi fundado em 09 de abril de 1968, por Antonio Henrique Moraes Soares (ZICO), e veio a ser tetracampeão municipal de 1971 a 1974. Em 1975 o Esporte Clube Brasinha era uma potencia na cidade, já no dia 1º de janeiro de 1981 é fundado o Esporte Clube Cruzeiro, nesse mesmo ano, em 26 de Julho é fundado o Esporte Clube Penharol. No ano de 1983 é criado o Campeonato Interdistrital pelo desportista Jorge Meira, disputado anualmente por equipes da zona rural de Xique-Xique, e atualmente por equipes de outras cidades. Em 1998 a Seleção de Xique-Xique é campão da Copa Feijão ao derrotar a Seleção de Canarana por 3 X 0 no tempo normal e 1 X 0 na prorrogação. No ano de 2011 o certame municipal era disputado nas Séries A (Primeira Divisão) e Série B (Segunda Divisão) com acesso e decesso. Em 2018 a prefeitura de Xique-Xique construiu cabines para a impressa e vestiários para os times, ambas mais confortáveis e também reformou a entrada, o muro que circula o estádio e pintou a arquibancada para deixar o equipamento mais bonito e seguro. O evento de inauguração da iluminação aconteceu no dia 10 de agosto de 2019, com entrada grátis e na ocasião a Seleção de Xique-Xique enfrentou equipe Juniores do Fluminense de Feira e o placar foi 0 X 0.

Informações: Jorge Meira, Blog Futebol Municipal Brasileiro e Cassimiro Machado Neto. 
Adaptação, Pesquisa e Ilustrações: Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.