23/09/2022

XIQUE-XIQUE: UM POUCO DA HISTÓRIA DO COLÉGIO MUNICIPAL SENHOR DO BONFIM.

O Colégio Municipal Senhor do Bonfim (CMSB), foi inaugurado no dia 02 de março de 1959 pelo então prefeito municipal José Peregrino de Souza (1955-1959), que foi seu idealizador e fundador. Como convidado especial daquela data estava presente o Sr. Francisco Marçal da Silva, eleito novo prefeito de Xique-Xique, e que tomaria posse no dia 07 de abril de 1959, com a promessa de dar continuidade a esse tão grande empreendimento. Nestes seus 63 anos de fantástica existência, essa importante instituição operou uma grandiosa revolução na sociedade xiquexiquense e de inúmeros municípios adjacentes, de onde atraiu centenas de jovens para estudar. Somente uma pesquisa e um estudo profundos poderão demonstrar a obra realizada na vida de milhares de pessoas de forma direta e o incalculável benefício que seus ex-alunos trouxeram para si, seus familiares e para a nossa sociedade de forma direta e particular e dos lugares para onde se deslocaram depois que concluíram os cursos de Formação para o Magistério Primário e Técnico em Contabilidade.

PRIMEIRA TURMA DE PROFESSORES DO MAGISTÉRIO EM 1964:
Em 1962, o Prefeito Chico Marçal conseguiu a autorização para criar o Curso de Formação para o Magistério Primário para que a cidade pudesse dispor de pessoas habilitadas ao exercício do ensino. O prêmio por tão grande luta veio em dezembro de 1964, quando o Colégio Municipal Senhor do Bonfim formou sua primeira turma de Professores e Professoras, e com isso pela primeira vez a nobre função de professor em Xique-Xique foi exercida por profissionais formados na cidade. A primeira turma turma de Professores e Professoras diplomados em Xique-Xique foi assim composta: Abvalho Pires de Carvalho, Ana Lapa Araújo, Belanísia Pinheiro Borges, Climéria Marques Assunção, Darilene Santos, Gislene Barbosa, Leonice Feitosa Borges, Marileide Cruz, Marluce Santos Bandeira, Neuza Pires de Carvalho, Pascoal Nery de Souza, Ruy Alves de Santana, Terezinha dos Anjos, Violeta Adélia Franca, Wilca dos Santos e Marise Ferreira Albuquerque Coelho.

PRIMEIRA TURMA DE CONTABILISTAS DE XIQUE-XIQUE EM 1971:
Em dezembro de 1971 o Colégio Municipal Senhor do Bonfim formou sua primeira turma de Técnicos em Contabilidade tendo como Paraninfo o ilustre Contador e Professor Carlos de Souza Santos. A turma de formandos foi assim composta: Alíria Campos de Oliveira, Dilton Queiroz, Eduardo Sodré, Elizaldo Sodré, Maria Áurea Sodré, Newton Rodrigues Porto, Oscar Armando de Miranda Guedes, Reinaldo Nery Nepomuceno, Selenolita Barreto, Sônia e Vivandira.

FONTE: LIVRO SENHOR BONFIM E BOM JEUS DE CHIQUE-CHIQUE DO PROFESSOR CASSIMIRO MACHADO NETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.