08/05/2010

NUVEM DE CINZAS DO VULCÃO FECHA 19 AEROPORTOS ESPANHÓIS .

BRUXELAS (Reuters) - A Espanha fechou 19 aeroportos do norte do país, incluindo em Barcelona, neste sábado por causa da nuvem de cinzas expelida por um vulcão da Islândia que está sendo levada pelos ventos para o sul. O governo afirmou que mais de 400 voos foram cancelados, deixando quase 40 mil pessoas presas nos aeroportos que vão de La Coruña, no noroeste, a Barcelona, no nordeste. O tráfego aéreo deve ser afetado até às 2h do domingo (horário local, 22h deste sábado pelo horário de Brasília), quando alguns voos serão gradualmente retomados. Entretanto, o governo informou que há chance de que a nuvem de cinzas possa continuar afetando o espaço aéreo espanhol na próxima semana. "Não excluímos essa possibilidade e estamos organizando planos alternativos", disse o ministro dos Transportes da Espanha, José Blanco, a jornalistas.

Ele afirmou que lugares adicionais serão disponibilizados em trens de longa distância e ônibus e navios extras estão sendo acionados para ajudar as pessoas a alcançarem seus destinos. Voos transatlânticos estão sendo redirecionados ao redor da região afetada, o que tem causado substanciais atrasos. Amplos fechamentos do espaço aéreo europeu no mês passado interromperam viagens de milhões de passageiros pela Europa e custaram às companhias aéreas mais de 1 bilhão de euros em receitas.

Avaliações científicas levaram à decisão de se restringir os fechamentos do espaço aéreo a áreas com concentrações maiores de cinzas depois que se verificou que níveis mais baixos não prejudicavam motores dos aviões. A agência europeia de tráfego aéreo Eurocontrol alertou no sábado sobre aumento nas emissões do vulcão islandês, o Eyjafjallajokull. "Erupções de cinzas estão ocorrendo e a área de contaminação potencial de cinzas está se expandindo em particular até uma altura de 20.000 pés", afirmou a Eurocontrol. Mas temores de que as cinzas possam também interromper o tráfego aéreo em Portugal e no sul da França não estão imediatamente eliminados. Autoridades disseram que problemas podem começar na França na segunda-feira. "Logicamente, seremos poupados até segunda-feira, segundo a atual previsão do tempo", afirmou um porta-voz da autoridade de aviação francesa.

FONTE E FOTO : AGÊNCIA REUTERS/Por Nigel Davies e Dale Hudson .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.