28/04/2015

SEM GOVERNADOR, FOI INAUGURADA A PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO BAIXIO DE XIQUE-XIQUE NO POVOADO DE BOA VISTA .

Em virtude das fortes chuvas que acontecem na capital Baiana, o governador Rui Costa cancelou a agenda oficial desta segunda-feira, 27 de abril, ao Baixio de Xique Xique no povoado de Boa Vista. 

Hoje o gestor de Xique-Xique (Ricardo Magalhães), secretariado, vereadores e munícipes se deslocaram para Boa Vista, onde estava prevista a cerimônia de Assinatura de Contratos de Cessão da Primeira Fase do Projeto do Baixio de Boa Vista. Na oportunidade o Projeto foi visitado pelos presentes e os agricultores assinaram os contratos como previsto.Uma n ova data para visita do Governador Rui Costa, será previamente marcada e divulgada a população. Nesta segunda-feira (27), os 49 agricultores familiares escolhidos por meio de seleção pública para ocupar os primeiros lotes do perímetro irrigado do Baixio de Irecê, cidade a 109 Km da sede do projeto no município de Xique-Xique, os mesmos assinaram os contratos da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) dos terrenos.Inaugurada primeira etapa do projeto Baixio de Xique-Xique (Por que Irecê?).

Agricultores familiares do semiárido baiano compareceram à Boa Vista, distrito de Xique-Xique, no Vale do Rio São Francisco, onde acompanharam a inauguração da primeira etapa do projeto Baixio de Irecê na manhã desta segunda-feira (27). A proposta, executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), com apoio do Governo do Estado, é dar infraestrutura para os produtores. Os primeiros 49 agricultores familiares escolhidos por meio de seleção pública assinaram os contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e já esperam os lotes de terras, que passam pelo processo de desmatamento e, posteriormente, vão receber tratamento do solo para o plantio. "É a realização de um sonho. Agora vou poder melhorar a renda familiar com o cultivo de bananas e gerar empregos", afirma a agricultora familiar Raildes Bastos. A partir da ocupação dos lotes, a expectativa é que sejam gerados 318 empregos diretos e 636 indiretos, com estimativa de uma safra de 20 toneladas de frutas.

Irrigação: Um canal de irrigação instalado em Boa Vista é a esperança de tempos melhores para a agricultura da região. Com 42 quilômetros de extensão, o equipamento vai ser utilizado para irrigar os lotes de terras entregues aos agricultores familiares. "Com as bombas de sucção, captamos a água no Rio São Francisco. As bombas jogam a água para o canal de irrigação e de lá é feita a distribuição da água", explica o diretor de infraestrutura da Codevasf, Sérgio Coelho. O objetivo é que as famílias consigam se manter e desenvolver os próprios lotes. "Para nós, agricultores familiares, é fantástico. O nosso grande problema sempre foi a falta de água, e agora temos a oportunidade de produzir. A água é um grande presente", comemora o agricultor Humberto Cavalcanti.

FONTE: SECOM (Comunicação Bahia) E ASCOM PM XIQUE-XIQUE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.