14/11/2010

NÚMEROS DE AEROPORTOS DISPONÍVEIS NA BAHIA SERÁ AMPLIADO .

Dos 78 aeroportos administrados pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), pelo menos 32 vão receber algum tipo de melhoria. Só neste ano, o órgão já iniciou obras em 20 terminais aeroportuários, e os 12 restantes já têm projetos elaborados.

FOTO : BLOG DO ZECA (Jato Taxía em Aeroporto de Xique-Xique Ba, a pista mede 1400 x 25 mts, uma das maiores na Bahia) .
Segundo o Derba, todos passarão por restauração total do terminal de passageiros e da pista de pouso e decolagem, além do fechamento da área patrimonial, ou seja, construção de muros ou cercas, impedindo, assim, o acesso de pedestres e animais na área restrita. Com as intervenções, muitos aeródromos que estavam interditados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por falta de segurança, voltarão a operar voos normalmente, como é o caso dos de Abaré, Prado, Itaberaba, Valente e Souto Soares, cujas obras já estão em fase de conclusão e devem ser entregues até o final deste ano.

A iniciativa não só restabelece a operacionalidade dos instrumentos, como pode ser o pontapé inicial para atrair novos investimentos para a Bahia. “Um estado com a dimensão territorial como o nosso não pode depender, em sua maioria, do transporte terrestre. Um plano de logística e de infraestrutura aeroportuária é imprescindível para alavancar a nossa economia. Pensando nisso, elaboramos projetos para recuperar todos os aeroportos, iniciando, é claro, pelos estratégicos de cada região”, disse o diretor-geral do Derba, Berchris Requião. Desde que iniciou o projeto de restauração, em janeiro, o Derba concluiu obras em sete aeroportos: os de Irecê, Xique-Xique, Santa Maria da Vitória, Correntina, Ibotirama, Mucugê e Barra. Os municípios de Feira de Santana, Paramirim, Ituberá, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Campo Alegre de Lourdes e Cipó também estão sendo contemplados com os mesmos serviços e em muitos as intervenções estão em ritmo acelerado, faltando pequenos detalhes, como pintura e sinalização, para serem reinaugurados.

NOVAS AÇÕES :

No cronograma de obras do Derba para 2011 está a recuperação de outros importantes aeródromos, como os de Porto Seguro, Barreiras, Belmonte, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Canavieiras e Palmeiras. As obras contam com recursos próprios e do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). Também para o próximo exercício está prevista a implantação da brigada de incêndio do Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Além disso, a pista de pouso e decolagem será reformada e ampliada. A estimativa é que sejam gastos aproximadamente R$ 850 mil com a execução dos serviços.

FONTE : AGECOM .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.