07/04/2011

XIQUE-XIQUE EM ALERTA MÁXIMO CONTRA A DENGUE,APÓS 5 ANOS COM ÍNDICE ZERO .

Dois casos de dengue após 5 anos com índice zero Põem autoridades de Xique-Xique em alerta máximo .

Depois de cinco anos sem registrar qualquer caso confirmado de incidência de dengue, Xique-Xique apresentou nos dois últimos meses um índice geral de 1.9% de infestação pelo aedes aegypti, o mosquito transmissor, sendo que chega a 3,0% no Conjunto Habitacional Raul Braga. Os índices de Xique-Xique até agora ainda não justificam intervenções como a aspersão de veneno através do fumacê, porque a Dires só começa a considerar essa hipótese quando os índices de infestação chegam à marca dos 5 por cento. Mas para uma cidade que ficou os últimos cinco anos como um oásis de índice zero de dengue, no meio de verdadeiro fogo cruzado de municípios como Itaguaçu da Bahia, Presidente Dutra, Gentio do Ouro e Irecê, a média de dois por cento de infestação fez soar o alerta entre as autoridades que atuam diretamente no combate à doença - Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Agentes de Endemias da Funasa, e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde .

A Prefeitura já adquiriu duas bombas costais de aspersão, casas fechadas serão vistoriadas com licença judicial, os agentes de endemias intensificaram suas visitas a 100 por cento das residências e, a partir de 4 de abril, começam as grandes campanhas na cidade: durante toda a primeira semana deste mês os moradores do BNH Novo contarão com a estrutura total da Prefeitura com suas secretarias para retirar todo o entulho que têm em suas casas, no primeiro grande mutirão contra a dengue. Moradores estão sendo orientados a colocar na porta das casas para recolhimento tudo o que não serve mais e esteja tomando espaço nos quintais, priorizando pneus velhos, garrafas ou qualquer outro tipo de recipiente, mas também todo tipo de entulho que quiserem descartar.

Qualquer residência da cidade onde a presença do mosquito seja notificada à Vigilância Epidemiológica receberá o serviço de borrifação na casa assim como nas vizinhas dos dois lados da rua. Panfletos estão sendo distribuídos à população, orientando como se prevenir. O apoio da Secretaria de Educação propiciará ações nas salas de aula, creches e unidades de assistência básica a população carente – CRAS, além de toda a rede educativa da cidade. Para o prefeito Reinaldo Braga Filho, os 55 casos notificados, dos quais apenas 2 foram confirmados, embora considerados mínimos para o resto do estado e do país, em Xique-Xique são suficientes para desencadear o máximo de ações para que a cidade volte a ser uma das únicas livres da dengue no Brasil inteiro.

NELLY VASCONCELOS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.